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COLÉGIO ESTADUAL NOVA VISÃO – EFM 

O CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de classe é um órgão colegiado, presente na organização da escola, o qual reúne periodicamente os vários professores das diversas disciplinas, juntamente com os coordenadores pedagógicos, supervisores, orientadores educacionais, para refletirem conjuntamente e avaliarem o desempenho pedagógico dos alunos das diversas turmas. A preocupação do Conselho deve ser a de dinamizar a gestão pedagógica.
O Conselho de classe tem algumas características que o diferem dos demais órgãos colegiados que são:
1. A participação direta dos profissionais;
2. A organização interdisciplinar;
3. A centralidade da Avaliação escolar como foco de trabalho na instância;

A participação direta dos profissionais é o tipo de relação que promove uma rede de relações envolvendo diversos profissionais da escola. A participação efetiva e entrelaçada, em função da análise direta de questões vividas cotidianamente pelos diferentes profissionais na sala de aula e na escola, propicia o desenvolvimento do processo educativo de reflexão e discussão coletiva sobre o fazer da escola como um todo. A participação de alunos e pais é opcional. Mas os alunos estarão sempre presentes nas reuniões através de seus resultados e desenvolvimento em classe.

A organização interdisciplinar é uma das características fundamentais do Conselho de Classe. Nesse sentido o Conselho de Classe é um órgão deliberativo sobre: objetivos a serem alcançados; uso de metodologias e estratégias de ensino; critérios de seleção de conteúdos curriculares; projetos coletivos de ensino e atividades; formas e critérios de avaliação; formas de avaliação de desempenho do aluno ao final de cada ano; propostas para sanar dificuldades dos alunos; promover a inter-relação com a família; adaptações curriculares para alunos com necessidades especiais.

A centralidade da Avaliação escolar como foco de trabalho na instância é o parâmetro para indicar qual o tipo de organização que mais se adequará às reuniões do Conselho de Classe, sabendo-se que este será estruturado a partir da necessidade emergente da escola.
Existem três tipos mais comuns de organização de Conselho de Classe nas escolas. São eles:
1. Participação de: todos os professores de uma turma ou grupo de turmas e equipe técnica pedagógica.
2. Participação de : todos os professores de uma turma ou grupo de turmas, equipe técnica pedagógica, alunos das respectivas turmas, pode contar com a participação dos pais.
3. Participação de : um professor, toda turma de alunos ou grupo de turmas de alunos..

Os pré e pós conselhos também constituem elementos democrático participativo e como tal devem ser praticados na escola.

O conselho de classe é previsto em calendário escolar para que cada professor possa estar preparado para levantar as dificuldades e indicar soluções.Essa previsão facilita o processo de organização dos encontros, bem como a preparação dos professores.
São objetivos do conselho escolar :
1. possibilitar a inter-relação de profissionais e alunos,
2. propiciar o debate sobre o processo de ensino e de aprendizagem,
3. favorecer a integração e seqüência dos conteúdos curriculares de cada série/classe
4. orientar o processo de gestão do ensino, tornando-se uma importante instância de reflexão da escola.

"O Conselho de Classe, a meu ver, ganhará sentido se vier a se configurar como espaço não só possibilitador da análise do desempenho do aluno e, mais, do desempenho da própria Escola, de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização escolar (professores e outros profissionais, alunos e pais), como também de proposição de rumos para a ação, rompendo-se com as finalidades classificatórias e seletiva a que tem servido."

Sendo o Conselho de classe uma instância integradora, pensar o seu papel diante de uma nova lógica, em que estejam presentes as atuais formas de organização social e ainda as atuais condições de trabalho na escola, leva ao repensar de uma nova relação que deve ser estabelecida entre os profissionais e o seu conteúdo de trabalho. Assim sendo, é possível afirmar que o conselho de Classe está de posse do processo de gestão político-pedagógico da escola, por meio de seu eixo central, que é a avaliação escolar, devendo, por isso, ser atentamente considerado na organização do plano de ação gestora de cada unidade escolar.

PARA REFLETIR

CONSELHO ESCOLAR É MOMENTO DE REFLEXÃO PARA AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE.(MARCO E MAURÍCIO,2007 p.1)


O Conselho de Classe é constituído pela Diretora Silvânia Maria Fiorentin , pelas Professoras Pedagogas, por todos os professores que atuam numa mesma turma e/ou série, por meio de:
- Conselho de Classe Integrado, com a participação da equipe de direção, dos professores pedagogos e do corpo docente;

É responsabilidade da direção presidir o Conselho de Classe e cabe ao pedagogo organizar as informações e dados coletados a serem estudados no Conselho de Classe.









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